AQUARELA EXPLORADA: Obras de rio-pretenses destacam pela técnica de pintura transparente – Eliara Bevilacqua, Jane Ferrari e Edna Stradioto expõem obras de arte feitas com a técnica de pintura conhecida pela transparência, luminosidade e espontaneidade

 

Até o dia 25 deste mês, quem for ao Iguatemi poderá visitar a exposição Aquareto, que reúne obras das artistas plásticas Eliara Bevilacqua, Jane Ferrari e Edna Stradioto. A mostra, no espaço cultural do centro de compras, explora a técnica aquarela e tem a água como elemento central. O fluído está presente nas peças das três artistas de Rio Preto.

A mostra reúne 39 obras e a transversalidade está presente entre os trabalhos, emergindo e convergindo, harmonizados pela suavidade da água e potencializados pela peculiaridade artística por trás de uma abordagem individual.

Apesar de utilizar a mesma técnica, aquarela, e o mesmo tema central, água, as artistas apresentam obras com inspiração individual. Quem for ao local conseguirá distinguir as obras e suas criadoras por meio de suas características únicas.

Eliara Bevilacqua afirma que, apesar de trabalhar a aquarela, cada artista tem um identidade própria. “Utilizamos o mesmo material, suporte e papel, e o resultado são efeitos diferentes. Principalmente porque cada uma tem uma maneira de explorar a técnica e está em um ponto determinado da trajetória artística. O resultado de cada uma é completamente diferente e interessante. Nós apresentamos uma visão ampla da técnica aquarela.”

Para produzir as 13 telas expostas, Eliara explorou o abstrato e a cor em si. “A partir da cor foi criada as formas ou não”. Um destaque desta série é que a artista fez a inserção de imagens de revistas nas obras. “Fiz uma mistura de colagem com a aquarela. É o encontro de novas maneiras de compor, que é algo interessante para mim.”

Jane Ferrari apresenta 11 obras, em que utilizou aquarela sobre tela e papel. “Coloquei todas elas no chassi de madeira com suporte. A obras têm textura e sensibilidade, e demonstra a habilidade que a aquarela proporciona dentro destas opções de materiais.” A artista explica que o tema foco da mostra é a água porque a aquarela é o pigmento dividido em água. “É aí que a liquidez transparente acontece. É o diferencial da aquarela para a tinta guache e acrílica.”

Para Jane, o resultado final da exposição ficou fantástico. “Somos aquarelistas e ainda não tínhamos tido oportunidade para trabalharmos juntas. Utilizamos a mesma técnica, mas conseguimos desenvolver os nossos estilos. O trabalho foi tranquilo, uma comunhão de ideias. Acredito que a arte só tem lucros quando os artistas se unem. Ela se fortalece.”

Conhecida por fazer retratos, Edna Stradioto saiu do lugar comum e apostou em uma nova inspiração. Ao viajar para o sul do país em janeiro deste ano, ela conheceu o capim dos pampas e se apaixonou pelo visual, que lembra uma plumagem. As 15 obras da artista revelam a sutileza, delicadeza e movimento da planta. “Para fazer os quadros e mostrar as características do capim, que é exuberante e belo, eu utilizei tons pasteis, como creme, rosa, azul e amarelos claros.”

A artista explica que as pessoas se surpreenderam com o resultado. “Sou uma pessoa com uma personalidade extrovertida e que usa cores fortes. No final, a experiência foi bacana para minha carreira. Não queria uma aquarela botânica. Para conseguir fluidez, fiz pinceladas rápidas e longas. Foi uma redescoberta como aquarelista. Além disso, me sinto privilegiada por expor com Eliara e Jane, que têm anos de estrada. Trabalho profissionalmente desde 2012, sou novata e tenho muita sorte de expor com elas.”

A iniciativa é válida pelo projeto Transversalidade na Arte, cujo objetivo é reunir várias manifestações artísticas em um só espaço, promovendo o encontro das artes plásticas com a fotografia, música, literatura, arquitetura, artes cênicas, audiovisual e moda.

Serviço

  • Exposição Aquareto, com obras de Eliara Bevilacqua, Jane Ferrari e Edna Stradioto. Até o dia 25 deste mês, no espaço cultural do Iguatemi (piso superior). A visitação é gratuita.

 


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Edna Carla Stradioto

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading