Momentos de Gratidão: autorretratos da aquarelista Edna Stradioto reverenciam a arte e a vida

ARTES | Momentos de Gratidão: autorretratos da aquarelista Edna Stradioto reverenciam a arte e a vida

 

ARTES | Momentos de Gratidão: autorretratos da aquarelista Edna Stradioto reverenciam a arte e a vida

 

A pintora e escritora Edna Carla Stradioto estreia a Exposição “Momentos de Gratidão”, na Estação República, do Metrô de São Paulo, nesta quinta-feira (10). A mostra é resultado de experiências da artista, que após um período em depressão, decidiu viajar para a Espanha e Fátima, em Portugal, onde foi agraciada com um milagre“. 

Nebulosa: autorretrato de Edna Carla Stradioto | Técnica: mista, com base de aquarela com nanquin em papel Montval Torchoun rugoso. (Reprodução)

🎬 por Clóvis Assis        

A t o r e s  &  M í d i a s
 

ENTRE AQUARELAS e pincéis: logo nas telas se revelam autorretratos coloridos, carregados de sentimentos de gratidão. Após passar por uma crise de depressão, foi por meio da arte, da fé e da espiritualidade, que a vida da aquarelista Edna Carla Stradioto ganhou nova luz e se expandiu em momentos de reverência ao Criador.

Essa iluminada transição – de uma fase difícil a um momento de graça – é celebrada pela artista em cerca de onze aquarelas, que compõem a série Momentos de Gratidão – cuja Exposição será aberta nesta quinta-feira, 10 de maio, na Linha 3, Estação República do Metrô de São Paulo (SP).

A pintora e escritora foi selecionada pela curadoria de Rose de Paulo do programa A Linha da Cultura – projeto voltado para produções artístico-culturais realizadas no Metrô da Capital Paulista.

A exposição ficará em cartaz até o dia 31 de maio, depois, em outro mês, seguirá para outra estação.

Nesta mostra a artista plástica apresenta 11 telas em técnicas de aquarela com figuras representativas do ar, como pássaros, nuvens e o balão de ar quente – que ilustram um capítulo de vitórias na vida da artista.

É o seu autorretrato em cada uma das pinturas, que revelam sua fé, espiritualidade e a gratidão pela vida. É a celebração por um milagre alcançado, que a libertou de uma difícil fase de depressão.

“Sinto no coração que fui agraciada por um milagre

“Eu sou muito espiritualizada e sempre me mantenho apegada à minha fé, mesmo nos momentos mais difíceis“, afirma Edna Stradioto. Contudo, ela reconhece a fase crítica de desalento que, invulnerável, por meses teve de enfrentar.A depressão que lhe abatera teve inicio no final de 2016, após uma reviravolta em sua vida pessoal, quando atravessou momentos muito difíceis. “Caí em depressão. Deixei meus pincéis de lado e praticamente abandonei minhas pinturas, que eu tanto amo“.

Foi então que em 2017 algo inesperado aconteceu: “Fui agraciada por um milagre“. Em julho, sentiu no coração o desejo de fazer um curso de aquarela em Sevilha, na Espanha, com a renomada aquarelista italiana Agnes Cecile.

Mas o que Edna não podia imaginar era que seu espírito lhe reservara dois destinos e um novo encontro – além daquele com sua professora de pintura: Era o (re)encontro consigo mesma.
Em Sevilha, Espanha: “Encontro com Agnes Cecile! Um sonho se tornou realidade… amanhã eu vou me juntar a ela para o workshop“, postou. (Reprodução: Instagram/2017)
Movida pela fé acabou seguindo ao destino, que considera muito especial e sagrado: Fátima, em Portugal – onde já esteve outras vezes. “Mas dessa vez foi diferente. Fui abençoada de alguma maneira que não sei bem explicar“, declara.
Ela conta que em instantes a tristeza, a raiva, o rancor, a dor, a mágoa que sentia [por conta da depressão] desapareceram. “Ao chegar lá, me senti ungida por uma emoção indescritível. Eu sentia apenas uma profunda gratidão pela minha vida: por quem eu sou e por cada uma das experiências que eu havia passado“, rememora.“Como num filme eu senti a perspectiva das pessoas que me magoaram. E era como se eu as entendesse perfeitamente. Eu chorava copiosamente e meu coração estava leve“, diz. “Eu sinto, em meu coração que fui agraciada com um milagre“, declara a artista, emocionada.

⏩Assista ao vídeo🔻
https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fednacarlastradioto%2Fvideos%2F1837544092964880%2F&show_text=0&width=476
“Eu me sentia voraz por pintar

De volta ao Brasil, viva e cheia de graça, a alma inquietante da artista ansiava por se expressar, reverenciar a vida. “Eu me sentia voraz por pintar. Fui tomada por uma vontade imensa de externar o que eu sentia: gratidão“.

Então, agraciada por divina inspiração, em meio a aquarelas e pincéis, seus traços abstratos deram vida a dezenas de autorretratos carregados de sentimentos – originando assim, a catártica obra Momentos de Gratidão.

Para a artista cada uma das aquarelas é especial em particular, mas intimamente conectadas umas com as outras. “As obras expressam aquele momento em Fátima, e por isso, é o meu rosto pintado em todas as aquarelas“.

Em conjunto, corresponde a autenticação da sua identidade: um espelho dos sentimentos intensos que marcaram sua nova perspectiva de vida. “É uma abstração da transição de uma fase difícil a um momento de graça e gratidão“, conclui a sensível artista, num gesto de reverência divina a vida, a arte e ao Criador.

⏩Assista ao vídeo🔻
https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fednacarlastradioto%2Fvideos%2F1844308612288428%2F&show_text=1&width=476

🔻EDNA STRADIOTO 

COM curta carreira – profissionalmente desde 2012, apenas –, a aquarelista paulistana conta que foi uma particular admiração por Monet que lhe nortearam os rumos à pintura. Desses encantos nasceu a indubitável motivação para retratar, sob as águas, as ruivas salpicadas de sardas, dando ares de sensualidade e extrema beleza feminina.

A impetuosidade da grife Stradioto levou-a também a pintar beijos apaixonados, flores abstratas, gritos alarmantes, e o conjunto de sua obra demonstra sua predileção pelo estilo figurado. Essa aquarelista consegue transpor o comum e, por meio das águas, colorir papeis, dando formas que, no bom sentido, atormentam sua mente inquieta de raiz italiana, passando a ideia de que tudo é possível.

“Os efeitos respingam no espectador tingindo sua retina e, como num passe de mágica, pinta seu coração“, descreve. 

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fednacarlastradioto%2Fposts%2F1852612998124656%3A0&width=500

FORMADA em Letras pela Universidade Estadual Paulista – IBILCEEdna Stradioto é atualmente mestranda em Literatura e ilustração pela mesma universidade. Tem especialização em pintura e desenho pela University of Georgia, Estados Unidos.
Realizou, no ano de 2017, um de seus maiores sonhos, um workshop com a renomada aquarelista italiana Agnes Cecile, a quem considera uma motivação particular na busca da transparência da cor e da originalidade do trabalho.Suas exposições não somam mais que vinte eventos entre Brasil e Estados Unidos. Entretanto, em 2018 faz parte de um seleto grupo de artistas, em excursão por galerias europeias, sob a tutela da curadora Ângela Oliveira, e a partir de março, estará em galerias em RomaViennaAmsterdamLondresCascais e Genebra.

🎨 + MAIS:  
Facebook/ednacarlastradioto
Instagram/@estradioto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.